Insulfilm: Proteção ou Exposição ?

Freqüentemente somos induzidos à idéia de que o Insulfilm nos carros nos trazem segurança. Talvez pela mesma sensação que um óculos escuro causa a um pedestre, o sentimento de ficar invisível aos olhos dos outros.

Em um certo caso, um rapaz sofreu um seqüestro-relâmpago. Seu carro, coberto por uma película de insulfilm, ofereceu a segurança perfeita para que os seqüestradores ficassem rodando por algumas horas em meio à ruas movimentadas, sem levantar suspeitas e pouco se importando com os policiais que cruzavam seu caminho.

Se em alguns casos a película torna o carro invisível aos olhos externos, em outras situações ele se torna o grande causador de paradas em Blitz e enquadros desnecessários motivados pela desconfiança policial ao ver um carro, que tem como a intenção não ser visto. Isso pode ser perigoso se somado ao despreparo e abuso da polícia.

No rio, Há dez dias, a polícia foi informada sobre algmas descrições de um veículo suspeito, na qual estava à procura, um Palio Weekend grafite. Deparando-se com um automóvel com as mesmas características descritas e sem a possibilidade de visualizar o interior do carro. Não pensaram suas vezes: mandaram bala.
No carro estava a mãe, seus dois filhos e um bebê de nove meses. Um dos filhos, foi atingido e perdeu à vida.

Claro que o que está em jogo nessa história é a aptididão e o treinamento de policiais, e não o uso do insulfilm. Mas me fez lembrar que sempre olhava, de fora, os carros vedados com insulfilm e me lembravam urnas funerárias. Agora vi a relação.

Deixe um comentário